23 de dezembro de 2014

Visita à exposição “ID – A Identidade do Desenho” na Casa da Cerca
BECRE XXI terça-feira, dezembro 23, 2014 0 comentários



Os alunos do Curso Profissional Técnico de Design Gráfico (10ºL e 12ºL) visitaram, nos passados dias 11 e 12 de dezembro, a exposição "ID – A Identidade do Desenho” patente na Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, cuja programação deste ano é dedicada ao tema do desenho aplicado à indústria.



A visita foi orientada por Emília Ferreira, curadora da exposição, que fez uma retrospetiva pela história do design, começando em Londres com a Great Exhibition de 1851, passando pela influência do Movimento Arts & Crafts e um dos seus fundadores, William Morris, e entrando em Portugal pela obra de Rafael Bordalo Pinheiro.

Fazendo a ligação com a atualidade, debateu-se a questão “Será que o design nacional tem uma imagem identirária?” comparando com a identidade do design de outros países europeus, como a Alemanha ou a Itália.

 




Posteriormente, os alunos tiveram contacto com diversos objetos do quotidiano onde o design gráfico está presente como livros, revistas, cartazes, selos, copos, candeeiros, tapetes, etc.

Através das obras de designers e artistas portugueses de diferentes gerações (Beatriz Horta Correia, Helena Ladeiro, Henrique Cayatte, João Machado, Jorge Silva, José Brandão, Nuno Ladeiro, Salette Brandão e Sofia Areal) os alunos perceberam a importância do desenho no processo criativo do design gráfico e na produção de objetos.

 

No final das visitas, a curadora da exposição, ofereceu um catálogo da exposição e catálogos de exposições anteriores, obras estas que, para além de enriquecerem o fundo documental da BECRE, se constituem como recursos pedagógicos para os alunos de Design Gráfico.



Hiperligações:
William Morris (V&A) - http://www.vam.ac.uk/page/w/william-morris/
Morris and Cº - https://www.william-morris.co.uk/
Bordallo Pinheiro - http://pt.bordallopinheiro.com/
Museu Bordalo Pinheiro (Lisboa) - http://museubordalopinheiro.cm-lisboa.pt/


António Moreira, César Torres e Paula Penha
(professores do Departamento de Artes Visuais)

Fotos captadas por alunos do
curso profissional de Design Gráfico

Publicado por José Fernando Vasco Professor Bibliotecário
Escola Secundária de Cacilhas-Tejo
2009-2013; 2014-...
Facebook
Google+

0 comentários

Enviar um comentário